Skip to main content
CAASPNotícias

Câmaras de Benefícios da CAASP iniciam trabalhos para concessão de auxílios pecuniários à advocacia carente

By 27 de janeiro de 2022No Comments
Câmaras de Benefícios da CAASP iniciam trabalhos para concessão de auxílios pecuniários à advocacia carente

Começaram os trabalhos das Câmaras de Benefícios da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo em 2022, colegiados de advogados e advogadas voluntários que, na qualidade de relatores, analisam e julgam os pedidos de auxílio pecuniário feitos à entidade. São cinco as Câmaras instaladas, cada uma presidida por um diretor da CAASP, conforme seus estatutos.

À 1ª Câmara, que tem na presidência a diretora Angélica Carlini, coube a reunião inaugural, em 26 de janeiro, realizada de forma híbrida (em parte presencial, em parte on-line) e da qual participaram, como ouvintes, a diretora-tesoureira Solange de Amorim Coelho, e o decano dos relatores de benefícios da Caixa, Carlos Augusto Luna Luchetta, que integra a 5ª Câmara (foto).

“Estamos aqui pelo prazer de servir à comunidade. Nós temos obrigação de destinar parte do nosso tempo em favor dos colegas carentes. Existem muitos advogados que, por várias razões, encontram-se em situação de penúria, necessitando de socorro. Esses colegas precisam de nós, precisam daqueles que podem doar um pouco do seu tempo para esta atividade”, declara Luchetta.

“Todas as atividades da CAASP se destacam, sejam as livrarias e farmácias, as campanhas de saúde e as atividades esportivas, mas o setor de Benefícios é o coração da entidade”, afirma o secretário-geral adjunto da Caixa, Leonardo Cedaro, responsável pela área. “Em se tratando da concessão de benefícios aos colegas carentes ou impactados financeiramente, este trabalho seria impossível de se imaginar não fosse a atuação abnegada dos nossos queridos relatores e relatoras. São eles que têm a tarefa de receber um pedido de concessão de benefício e através dele ter a sensibilidade de enxergar uma situação de vulnerabilidade”, elogia.

As demais Câmaras de Benefícios da CAASP, cada uma composta por nove relatores e relatoras, são presididas pelos diretores e diretoras Edivaldo Mendes da Silva (2ª Câmara), Lúcia Bludeni (3ª Câmara), Rossano Rossi (4ª Câmara) e Vilma Muniz de Farias (5ª Câmara).

A concessão de auxílio pecuniário a advogados e advogadas em comprovada situação de carência é a principal obrigação estatutária da CAASP. A condição mínima exigida para que o pedido seja deferido é que o solicitante seja inscrito há pelo menos um ano na Secção São Paulo da OAB e comprove exercício regular da advocacia. Cabe a assistentes sociais da CAASP fazer visitas a quem que solicita auxílio e, a partir de entrevistas e ajuntamento de documentos, emitir os respectivos laudos sociais, os quais são analisados em processos pelas Câmaras de Benefício.