Skip to main content
CAASPNotícias

CAASP promove em novembro ação pelo fim da violência contra as mulheres

By 11 de novembro de 2021No Comments

A partir de 20 de novembro, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo abre espaço em seus veículos de comunicação para a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, mobilização global concebida pela ONU Mulheres, órgão das Nações Unidas, com o objetivo de sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

A advocacia poderá conferir no site e nas redes sociais da entidade entrevistas com especialistas, ativistas, professoras e empreendedoras sociais, além de conteúdo informativo e educativo sobre as mais variadas formas de violência contra as mulheres no Brasil e como enfrentá-las. A programação será divulgada em breve. Também haverá publicações acerca de empoderamento e da luta das mulheres por direitos e a produção delas nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Convidamos a advocacia a refletir sobre os impactos da violência contra a mulher em suas mais diferentes nuances, sublinhando que é urgente a necessidade de transformação social com a finalidade de combate ao patriarcado e a implementação de políticas públicas, inclusive no âmbito da educação, para a efetivação dos direitos já conquistados, o que nos tornará uma sociedade melhor”, declara a diretora Raquel Tamassia, responsável pela iniciativa.

Os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” começam no Brasil em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e vão até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desde 2008 as Nações Unidas fazem um chamado a governos, instituições da sociedade civil e mídia para que se unam à campanha e, com isso, inculquem nas pessoas consciência pública e despertem vontade política de combater a violência contra as mulheres, o que, como consequência, pode gerar recursos para ações concretas nesse sentido.

A CAASP está engajada na campanha desde 2019, quando divulgou em suas redes sociais dados estatísticos sobre as formas de violência contra as mulheres no Brasil. Em 2020, a campanha deu voz a 10 mulheres, as quais gravaram vídeos para as redes sociais da entidade contando o impacto da violência em sua vida.

Amparo às vítimas de violência – A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher soma-se a outras iniciativas nessa direção que a CAASP e a OAB SP têm abraçado. Advogadas e estagiárias vítimas de violência em casa, beneficiárias das medidas protetivas da Lei Maria da Penha e que comprovem carência financeira em decorrência da agressão sofrida, podem recorrer ao Auxílio Violência Doméstica junto à Caixa, uma ajuda pecuniária pelo período de seis meses, além de atendimento psicológico na rede referenciada da instituição ou pela plataforma de saúde mental CAASPsico.

A Caixa também aderiu à campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, cujo objetivo é conferir mais uma forma para as advogadas denunciarem situações de violência vividas em casa. A ação acontece nas farmácias da entidade, espalhadas por todo o Estado de São Paulo e o protocolo de socorro é simples e discreto: basta a mulher vitimada desenhar um “x” na mão e exibi-lo a qualquer um dos atendentes da farmácia. Os colaboradores e as colaboradoras estão preparadas para acolher e orientar as advogadas.