Skip to main content
CAASPNotícias

CAASP estende Campanha de Dignidade Menstrual

By 2 de agosto de 2021No Comments

A CAASP convida a advocacia a revigorar seu espírito humanitário e participar da Campanha de Dignidade Menstrual, antes prevista para encerrar-se em 30 de julho e agora estendida até 20 de agosto. As farmácias da entidade, distribuídas por todo o Estado de São Paulo, estão recebendo doações de absorventes femininos. Os itens são encaminhados ao Projeto Social Flor e à Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo, que atendem centenas de mulheres com dificuldade de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento a respeito dos cuidados que envolvem a menstruação.

Idealizadora da campanha, a diretora da CAASP Raquel Tamassia destaca o carácter humanitário da ação: “Para uma parcela significativa de mulheres e meninas, absorvente é artigo de luxo. Evidentemente, não deveria ser assim. A menstruação é um processo fisiológico natural e, portanto, a higiene menstrual está diretamente relacionada à garantia da dignidade humana”.

Uma em cada quatro adolescentes brasileiras não tem um pacote de absorventes à mão quando a menstruação chega. Quase 20% não têm acesso à água em casa e mais de 200 mil estudam em escolas com banheiros sem condições de uso, conforme o relatório Livre para Menstruar, produzido pelo movimento Girl Up.

A falta de acesso a itens de higiene menstrual faz com que muitas pessoas que menstruam recorram a alguma alternativa ao absorvente adequado, como miolo de pão, jornal e outros materiais que podem acarretar problemas de saúde. É grande o número de mulheres e meninas que desistem de participar de atividades durante o período menstrual, comprometendo assim assiduidade e performance escolares, além de outras atividades, como a prática esportiva.