Skip to main content
CAASPNotícias

CAASP dá novo impulso à campanha “Doação que Salva Vidas”

By 24 de fevereiro de 2022No Comments
Doação de sangue CAASP

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo deflagrou há 10 anos, em 2012, a campanha permanente “Doação que Salva Vidas”, que tem merecido reforço ano a ano. O objetivo da CAASP é mobilizar a advocacia em torno de uma ação de inigualável caráter humanitário e resultados práticos imediatos em favor da saúde da população: doar sangue.

Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que cerca de 2% dos brasileiros costumam doar sangue, enquanto o percentual de doadores entre a população mundial varia de 3% a 5%. O sangue doado é vital para pessoas com perda sanguínea atendidas nos setores de emergência dos hospitais, pacientes que sofrem de doenças hematológicas e transplantados.

A iniciativa da CAASP, em parceria com o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, tem potencial para aumentar número dos chamados “doadores de repetição” – aqueles que doam sangue regularmente – em relação aos “doadores de reposição”, que se dirigem aos bancos de sangue apenas quando algum amigo ou membro da família encontra-se necessitado.

A relação dos postos de coleta em que advogados e advogadas podem fazer sua doação deve ser acessada AQUI.

Não são aceitas como doadoras pessoas com febre ou emagrecimento acentuado sem causa definida, indivíduos com gânglios pelo corpo sem causa aparente, indivíduos com diarreia prolongada, portadores de vírus HIV ou causadores de hepatites, pessoas que mantiveram relação sexual com outras desconhecidas ou com parceiros ocasionais no último ano, indivíduos que sejam ou tenham sido usuários de drogas injetáveis, usuários de cocaína por via nasal ou crack, pessoas que mantiveram relação sexual com parceiro com alguma das características acima, indivíduos que contraíram malária ou visitaram área de risco dessa doença há menos de 12 meses.