CAASPNotícias

CAASP começa a enviar doações recebidas para as vítimas das enchentes

By 8 de fevereiro de 2022No Comments
CAASP e OAB SP recebem doações para famílias atingidas pelas chuvas

A campanha de doações às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que atingiram recentemente várias regiões do Estado de São Paulo, desenvolvida pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo em conjunto com a Comissão de Ação Social e Cidadania da OAB SP, já alcançou resultados que demonstram o espírito solidário da advocacia.

Deflagrada em 31 de janeiro, a ação captou até 7 de fevereiro volume significativo de produtos de higiene e limpeza: entre muitos outros itens, já são 48 quilos de sabão em pó, 336 rolos de papel higiênico, 162 litros de água sanitária e 100 litros de desinfetante. Quanto aos alimentos, foram doados até agora 42 quilos de arroz, 20 quilos de feijão, 21 quilos de açúcar, 13,5 quilos de macarrão e vários outros produtos, como bolachas, temperos, leite condensado, sal, molho de tomates etc. Também foram entregues várias peças de roupa e calçados. Agora, inicia-se a distribuição dos produtos arrecadados.

Quanto às doações em dinheiro, 7,5 mil reais foram arrecadados pela chave PIX criada especificamente a essa finalidade (tesourariaadm@caasp.org.br), valores que serão enviados aos centros de solidariedade municipais das cidades atingidas.

A diretora-tesoureira da CAASP, Solange de Amorim Coelho, inspecionou a recepção das doações na sede da entidade no dia 7 de fevereiro, ao lado da diretora Lúcia Bludeni e dos colaboradores Daniel Turri e Ana Cláudia Dias Castro, que cuidam da operacionalização da campanha (foto abaixo).

“Graças ao empenho das diretoras que se envolveram diretamente no socorro aos colegas, bem como dos nossos colaboradores, e à parceria com a Comissão de Ação Social e Cidadania da OAB SP, a campanha aliviará o sofrimento de muita gente. A chave para o êxito de iniciativas como esta é justamente a união das entidades”, afirmou a presidente da Caixa de Assistência, Adriana Galvão.

“A diretoria da CAASP agradece à advocacia pelo apoio aos colegas necessitados nesta hora”, disse Solange Coelho, informando que os produtos serão destinados aos municípios de Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Jaú, onde se encontram advogados vitimados pelas chuvas.

A diretora Lúcia Bludeni visitou as instalações da entidade em Franco da Rocha, danificada pelas chuvas, e já tomou as providências para a recuperação do local, assim como da unidade de Caieiras. Ao lado dela estiveram os conselheiros secionais Alcenilda Alves Pessoa, Fábio Rodrigues Goulart e Arão dos Santos Silva, presidente da Comissão de Ação Social da OAB SP, além de profissionais das equipes de engenharia da Caixa e da Secional.

Uma advogada que teve sua residência parcialmente destruída pela enchente em Franco da Rocha também foi visitada pelos dirigentes da Caixa e da Ordem (fotos abaixo).

Paralelamente, a Caixa está recepcionando e analisando prioritariamente solicitações de auxílio pecuniário extraordinário em suas Câmaras de Benefícios, para socorrer advogados e advogadas penalizados pelas enchentes, os quais, felizmente, foram poucos.

Lúcia Bludeni também se reuniu com o presidente da Subseção de Jaú da OAB SP, Adão Masques de Abreu, acompanhada da conselheira secional Marcela Carinhato e de Arão dos Santos Silva, para conhecimento dos casos de cinco advogados da região penalizados pelas chuvas, os quais já estão em análise pelo setor de Benefícios da CAASP para concessão de auxílio extraordinário.

“Nossa palavra de ordem neste momento é solidariedade. Mas não podemos nos esquecer, por outro lado, que situações como esta exigem rápida ação do Poder Público e podem ser evitadas mediante políticas públicas habitacionais”, advertiu Bludeni.