Skip to main content
CAASPNotícias

Alerta contra o câncer de mama: sede da CAASP já está iluminada para o Outubro Rosa

By 4 de outubro de 2022No Comments
Alerta contra o câncer de mama: sede da CAASP já está iluminada para o Outubro Rosa

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) já iluminou seu prédio-sede, localizado à Rua Benjamin Constant, 75, no Centro Histórico de São Paulo, em alusão ao Outubro Rosa.  A iluminação de edifícios e monumentos com feixes de luz rosa é tradição em todo o mundo desde a década de 90, quando o laço cor de rosa foi lançado como símbolo da luta contra o câncer de mama pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure”, em Nova York.

O alerta simbólico se faz necessário, pois o câncer de mama é o tumor que mais acomete e mata a população feminina brasileira. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimam-se 66.280 novos casos da doença no Brasil no triênio 2020-2022. Já o câncer do colo do útero, também focado pelo Outubro Rosa, é o terceiro mais incidente nessa mesma população: 16.710 casos devem ser registrados no país, no triênio.

Paralelamente à adesão ao movimento conscientizador, a CAASP realiza a Campanha de Saúde da Advogada, de 10 de outubro a 9 de dezembro de 2022, cuja finalidade é levar a advogadas, estagiárias de Direito e dependentes (acima de 18 anos) de todo o Estado de São Paulo consultas e exames na rede referenciada da entidade a preços subsidiados, em caráter preventivo ao câncer de mama, ao câncer de colo do útero e à osteoporose.

“Pela primeira vez na história, a Caixa de Assistência e a OAB SP têm presidentes mulheres, conhecedoras dos problemas de saúde a que estamos sujeitas e das dificuldades de acesso a diagnóstico e tratamento com que se convive no país. Esta campanha é uma oportunidade para que milhares de colegas verifiquem sua condição de saúde quanto a algumas das doenças mais graves a que estão expostas, sem custo elevado, sem filas ou atropelos”, afirma a presidente da CAASP, Adriana Galvão. “Em saúde, nada é mais importante do que prevenir. Na campanha da Caixa, as colegas terão oportunidade de realizar consulta e exames ginecológicos a preços bem abaixo dos de mercado, com profissionais de alta capacitação e em estabelecimentos de qualidade reconhecida”, complementa ela.

“A CAASP prioriza a saúde preventiva entre suas ações, e a mulher advogada terá oportunidade de fazer uma investigação completa sobre algumas das doenças que lhes são mais frequentes e que, quando diagnosticadas precocemente, são perfeitamente curáveis. Esperamos uma participação recorde”, ressalta o vice-presidente da Caixa de Assistência, Domingos Stocco.

Saiba mais sobre a Campanha de Saúde da Advogada neste link. “O risco de se desenvolver câncer de mama não é definido por um único fator. Algumas mulheres estão associadas de forma intrínseca ao risco. Se a mulher, até pela exposição aos próprios fatores endógenos, hormonais, tem mais de 50 anos (a grande maioria que tem câncer de mama), já teve câncer alguma vez, está mais sujeita ao risco”, explica a médica mastologista e oncoplasta, Andréa Cubero.

Andréa observa que obesidade e sobrepeso, entre outros, são fatores que influenciam no aparecimento do câncer de mama. “Uma atividade física regular, de média intensidade, pelo menos três a quatro vezes por semana, ajuda a diminuir o risco do câncer de mama, além de uma alimentação saudável, regular – um prato colorido -, sem extremos, bem como não consumir bebidas alcoólicas em demasia”, informa a médica.

Exames preventivos, alerta a especialista, são fundamentais: “A mamografia é o exame ouro, é o primeiro que a mulher deve fazer para rastreamento de câncer de mama. Deve ser feito a partir dos 40 anos, anualmente, conforme a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia recomendam. Se houver alguma dúvida ou se esse exame for inconclusivo, aí lança-se mão de outros exames que possam complementá-lo, que seriam ultrassom das mamas e, se necessária, uma ressonância magnética”.