Skip to main content
CAASPNotícias

1º Festival Esportivo OABSP-CAASP consagra o esporte como fator de congraçamento da Advocacia

By 5 de novembro de 2021No Comments

Duas centenas de advogados e advogadas participaram do 1º Festival Esportivo OABSP-CAASP, organizado pelo Departamento de Esportes e Lazer da Caixa de Assistência – área de responsabilidade do diretor Roberto Araújo – nos dias 30 e 31 de outubro, no Clube Cristóvão Colombo, em Piracicaba. O evento contemplou disputas masculina e feminina de futebol society (futebol de 7) e vôlei feminino. Subseções da OAB SP inscreveram times completos e a Caixa abriu também inscrições individuais nas duas modalidades, cujos inscritos formaram novas equipes. As disputas ocorreram em fase de grupos e mata-mata.

“É motivo de alegria ver a adesão de colegas e subseções de várias regiões do Estado para participar desta mistura inédita de competição e confraternização”, enalteceu Roberto Araújo. “Esporte é saúde, é amizade, é integração – esse é um dos lemas da CAASP nesta gestão”, assinalou o dirigente.

A equipe formada por advogados de Votuporanga, Jales, Palmeira D´Oeste, Estrela D´Oeste e Cardoso foi a grande vencedora do futebol society masculino. Depois de um empate em 0 a 0 no tempo regular com a Subseção do Tatuapé, a decisão seguiu para os pênaltis, quando os atletas advogados do interior se deram melhor: 3 a 2.

“Foi um jogo bastante disputado. Chegamos ainda a ter um jogador expulso no final do jogo, mas conseguimos vencer nos pênaltis, o que para nós foi uma conquista e tanto”, registrou o capitão Cézar Henrique Tobal da Silva, cuja equipe tem como base o time duas vezes vice-campeão dos estaduais de futebol de campo da CAASP, em 2013 e 2017.

Silva saudou o modelo de organização proposto para o torneio: “O modelo deste Festival, contemplando o futebol de 7, foi excelente, principalmente para as subseções pequenas. Muitas vezes elas têm dificuldade de formar times maiores para jogar torneios de campo. Por isso, espero que esse Festival torne-se usual”, sublinhou o campeão.

O torneio de futebol society masculino contou ao todo com representantes de 17 subseções da OAB-SP: Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Franca, São Joaquim da Barra, Itapetininga, Capão bonito, Piracicaba, Tatuapé, Votuporanga, Jales, Palmeira D´Oeste, Estrela D´Oeste e Cardoso.

Já no futebol society feminino, as advogadas da subseção anfitriã levantaram a taça. Piracicaba venceu de goleada as advogadas da Justa Causa, equipe montada especialmente para a competição com advogadas do ABC paulista, por 7 a 0.

“Estou bastante contente com a realização desse Festival Esportivo. Graças ao evento, conseguimos mobilizar as mulheres da subseção e formar um time que seguirá em frente: fechamos uma quadra para seguirmos jogando juntas até o próximo torneio”, declarou a capitã do time de Piracicaba, Soraya Gomes Cardim. Apesar da disputa acirrada, a advogada ressaltou que o clima do torneio foi de comunhão. “Foi um final de semana muito agradável”, afirmou.

Também participaram da competição feminina equipes das subseções de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano.

Piracicaba vence o vôlei feminino

O 1º Festival Esportivo OABSP-CAASP contou ainda com um torneio de vôlei feminino, que reuniu equipes das subseções de Piracicaba, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano. Depois de vencer as advogadas da Justa Causa por 2 sets a 1, parciais de 25 x 18, 23 x 25 e 25 x 20, Piracicaba sagrou-se campeã (foto).

A levantadora e capitã do time campeão, Jéssica Morais, contou à reportagem sobre a trajetória da equipe, que foi montada especialmente para competir no Festival Esportivo. Para ela, o título coroou a dedicação das jogadoras. “Tivemos três semanas de treino e preparação para entrosar o time para o Festival. Portanto, foi um campeonato desafiador, mas as meninas se dedicaram muito e o título premiou esse engajamento”, disse Morais.

Estreando em competições da OAB-CAASP, Morais destacou ainda sua surpresa com o caráter confraternizador do torneio: “Achei uma iniciativa bastante válida e gostosa, que propiciou não só a prática esportiva – que tão bem faz à saúde -, mas a sociabilidade e o networking entre a classe”.

Prestigiaram o evento os presidentes de Subseção Jefferson Luiz Lopes Goularte (Piracicaba) e Marcelo Noronha Mariano (Franca), e o vice-presidente da Subseção de Taboão da Serra, José Cordeiro Siqueira.