Skip to main content
Destaques

OAB SP lança o programa ‘+ Advogadas na Gestão | TED e Prerrogativas’

By 19 de março de 2021No Comments
Mulher Advogada Gestão TED e Prerrogativas

Resultado do projeto ‘Vozes que Constroem, Atitudes que Representam’, das Coordenadorias Regionais da Mulher Advogada, ação visa aumentar a participação das mulheres na Comissão de Direitos e Prerrogativas e no TED

A OAB SP, por meio das Coordenadorias Regionais da Comissão da Mulher Advogada e da Caixa de Assistência aos Advogados de São Paulo (CAASP), em parceria com a Comissão de Direitos e Prerrogativas e com o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), lançou, ontem (18), o programa “+ Advogadas na Gestão | TED e Prerrogativas” , com o objetivo de fomentar a participação institucional feminina em áreas essenciais ao pleno exercício da Advocacia.

Essa é uma ação concreta, resultado do projeto de escuta “Vozes que Constroem, Atitudes que Representam”, que teve como objetivo ouvir e dialogar com advogadas de todas as regiões do Estado de São Paulo a fim de construir, em conjunto, propostas de políticas institucionais para o fortalecimento da atuação profissional feminina, bem como reafirmar o compromisso de defesa dos direitos das mulheres, apoiando pautas e reivindicações, para fortalecer a mulher na sociedade.

Avanços

A OAB SP tem mais de 50% de mulheres inscritas nos seus quadros em todo o Estado e, desde 2019, a participação feminina na Secional tem aumentado significativamente. Hoje, o Sistema OAB SP/CAASP possui 40% ou mais de advogadas em cargos de liderança, o que inclui diretoria, presidentes de subseções e de comissões temáticas. Contudo, é preciso ampliar a participação em outras frentes, que não necessariamente de liderança, como o caso da Comissão de Direitos e Prerrogativas, auxiliando na defesa ao exercício profissional, assim como nas turmas do TED, pois, apenas com a inclusão em mais espaços como esses, será possível ter a efetiva representatividade feminina no âmbito da entidade.

As interessadas em atuar na Comissão de Direitos e Prerrogativas e no TED da OAB SP devem ter mais de três anos de Advocacia e estar com suas anuidades em dia.