InstitucionalNotícias

Conferência Regional da OAB SP vai além das fronteiras institucionais e leva à região do ABCDMR um mergulho no conhecimento jurídico

By 16 de maio de 2023maio 30th, 2023No Comments

Maior encontro itinerante da advocacia do Estado contou com a participação de seis subseções da Ordem paulista, na edição de São Caetano do Sul

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoveu, na última sexta-feira (12), mais uma Conferência Regional da Advocacia (CRADV23). A quinta edição deste ano, de uma série de 14, reuniu cerca de 500 participantes em São Caetano do Sul. Além da anfitriã, participaram as subseções de Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires (do Grande ABCDMR). Somente essa região reúne mais de 19 mil profissionais inscritos na OAB SP.

Em um novo formato, as Conferências Regionais estão mergulhando nas transformações do mercado de trabalho e nas relações sociais, e já atraiu aproximadamente três mil pessoas ao longo de cinco edições. A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, exaltou a magnitude do maior encontro itinerante da advocacia paulista: “Foi um sucesso. Mais de 500 advogadas e advogados do ABCDMR marcaram presença em nossas palestras magnas, que foram ministradas por grandes nomes do campo jurídico. Estamos trazendo conteúdo de qualidade e gratuito para os profissionais da região”.

Os eventos são abertos à comunidade, em geral, incluindo estudantes de Direito e entusiastas do universo jurídico. Patricia enfatizou a relevância desses encontros para todos os interessados: “Se você é um estudante de Direito, pensa em seguir essa carreira ou tem curiosidade sobre assuntos jurídicos, participe também das nossas Conferências. Assim como a advocacia já estabelecida, você poderá adquirir conhecimentos valiosos para impulsionar sua carreira”. As CRADV23s têm sido um marco na trajetória da advocacia regional e uma oportunidade de expandir horizontes e aprimoramento profissional.

‘Trilhas de aprendizagem’

As Conferências Regionais da Advocacia de 2023 estão proporcionando atividades dentro do conceito de “trilhas de aprendizagem”, em que o participante pode, dependendo de seu perfil, acessar os conteúdos mais alinhados com seus objetivos. Entre as trilhas de destaque da última edição estavam “Prerrogativas nas audiências”, com o advogado criminalista Sergei Cobra; e “Marca: proteja a dos seus clientes, desenvolva a sua”, com a advogada e professora Elisabete Vido.

“Fizemos uma palestra a respeito de prerrogativas, porque advogados, lamentavelmente, ainda não são respeitados como deveriam e, principalmente, como manda a Lei – não para nosso benefício próprio, mas para que o sistema de justiça funcione. Fiquei muito honrado por poder vir aqui expor a importância do respeito à advocacia e ressaltar que nossa classe não pode ser calada, explicando o ‘poder da frase Pela Ordem’. Essa foi a nossa contribuição para a OAB, que é uma casa da alegria e de todos nós”, afirmou Sergei.

A trilha Voando Alto também contou com uma apresentação da área de Direito Empresarial. “Tive o prazer de conversar com advogados e acadêmicos de Direito sobre marca e a importância de sua proteção. Trata-se de um assunto que interessa a pequenos, médios e grandes empresários. Portanto, há um grande espaço para atuação da advocacia, que, cada vez mais, precisa se aproximar desses empreendedores para proteger os seus inventos, nomes e ramos de atividade profissional”, disse Elisabete.

Outros temas que estão pautando o cotidiano, como planejamento sucessório e famílias ectogenéticas, foram tratados por Silvia Marzagão e Ana Carolina Mendonça, respectivamente presidente da Comissão de Advocacia de Família e Sucessões da Secional e membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP.

Universo OAB SP

Além de Patricia, estavam presentes na 5ª CRADV23 o vice-presidente da Secional, Leonardo Sica; a secretária-geral da entidade, Daniela Magalhães; e a secretária-geral adjunta da Ordem paulista, Dione Almeida. Outros integrantes do Universo OAB SP também prestigiaram o evento, como diretores Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), da Escola Superior da Advocacia (ESA), da OABPrev-SP, de subseções da região, além de conselheiros secionais.

Durante o evento, foi apresentado o projeto Subseção Modelo ESG (do inglês Environmental, Social and Governance; sigla que reúne boas práticas ambientais, sociais e de governança), para certificar as Casas da Advocacia que viabilizam iniciativas com critérios pautados na sustentabilidade. Uma das ações estimula o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos em algumas subseções previamente selecionadas pela OAB SP.

A próxima edição da Conferência Regional da Advocacia será em Leme, no dia 26 de maio.