Skip to main content
ComissõesDestaquesEventos/NovidadesNotícias

Advocacia terá disponível 36 mil atendimentos mensais no Guichê Virtual do INSS com parceria da OAB SP

By 8 de fevereiro de 2021novembro 19th, 2021No Comments
OAB SP disponibiliza certificação digital em suas Subseções pelo menor preço de mercado

Sugestões enviadas pela Advocacia por meio do aplicativo Radar OAB SP ajudarão a entidade a aprimorar o serviço junto ao INSS

O serviço Guichê Virtual do INSS para atendimento à Advocacia via videochamadas, iniciativa inédita no Brasil, lançado em dezembro de 2020, e fruto de um acordo firmado entre a Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está funcionando com capacidade de 36 mil atendimentos por mês, por meio de 69 atendentes, superando em oito vezes a expectativa inicial de 4,5 mil atendimentos mensais.

Desde o seu lançamento, a OAB SP consultou em tempo real via aplicativo Radar OAB SP, – ferramenta criada para auxiliar na identificação e mapeamento de problemas enfrentados durante o exercício profissional -, a Advocacia a fim de mapear o funcionamento do Guichê Virtual para posteriores melhorias junto ao INSS.

Na primeira reunião para análise do sistema, ocorrido no início do mês, a autarquia e a entidade discutiram questões como: problemas técnicos, como oscilação da internet –  e nesses casos, decidiu-se que o servidor deve buscar todos os meios de comunicação, inclusive e-mail, WhatsApp ou mesmo ligação telefônica, imediatamente, para que o atendimento seja realizado; e ajuste do sistema para que todos recebam o contato do agendamento e não tenham problemas para realizá-lo, posteriormente. 

Outro item importante discutido foi a não finalização de todas as tarefas durante o atendimento. Por isso, o INSS irá reforçar com os servidores que todas as solicitações devem ser concluídas, como pedidos de fornecimento de senhas para o “Meu INSS”, encaminhamento de processos em fase de recurso e guia complementar, entre outros. Aqueles que necessitarem de maior tempo podem acertar, no momento do atendimento, como a ação será conduzida, por exemplo, com encaminhamento via e-mail.

As reuniões de aprimoramento do sistema entre a OAB SP e INSS acontecerão mensalmente com o comprometimento de ambas as partes para que os atendimentos virtuais à Advocacia sejam cada vez mais eficientes e a parceria ampliada.

Caso queira fazer algum comentário sobre o serviço de atendimento virtual previdenciarista, acesse o aplicativo Radar OAB SP, disponível para download na App Store e Google Play, aos inscritos nos quadros da entidade.