Skip to main content
CarrosselNotícias

#CRADV23: Grandes nomes do universo jurídico dão dicas de como iniciar na profissão, na trilha ‘Startando a Carreira’

By 4 de maio de 2023No Comments

Conferências Regionais da Advocacia estão levando para todo estado de SP um dos pilares da gestão, que é o apoio a futuros profissionais e à Jovem Advocacia

Com um mercado jurídico cada vez mais concorrido, tecnologias de inteligência artificial propagando-se em diversas frentes de trabalho, e de forma exponencial, surgem muitas dúvidas e inquietações sobre como iniciar no campo da advocacia. Um dos pilares da OAB SP é justamente acolher os recém-ingressos nos quadros da Secional e ajudá-los a estruturar o início de carreira. 

Para as Conferências Regionais da Advocacia, a OAB SP elaborou uma palestra específica para estudantes e Jovem Advocacia, a trilha “Startando a Carreira”. Em quatro edições do evento (Jundiaí, Guarulhos, Osasco e São Carlos), centenas de estudantes e  recém-formados puderam trocar experiências com profissionais renomados e entender os diversos caminhos que a advocacia pode proporcionar.

4ª CRADV23 – São Carlos: Patricia Vanzolini e Caio Bartine

Na quarta edição das Conferências, que ocorreu em São Carlos, no último dia 28/04, o coordenador de Direito Tributário do Damasio Educacional e diretor jurídico, Caio Bartine, e a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, responderam algumas questões que preocupam os recém-inscritos na Ordem: Por onde começar? Devo empreender? Como me destacar na carreira?

Caio Bartine abordou as formas de trabalho – contencioso, consultivo e estratégico – e destacou a relevância do entendimento de várias práticas.  “É preciso ter uma visão mais ampla de atuação. Tributário é só uma das disciplinas. Mesmo que você atue nesse campo, você tem que ter um conhecimento mais aprofundado de determinadas matérias que vão influenciar diretamente naquele trabalho: administrativo, econômico, internacional. Nosso objetivo é abrir um espectro de possibilidades para atuação de vocês. Em resumo, é importante alinhar as expectativas com o cliente, entregar um bom resultado e sermos bem remunerados por isso”, explicou.

Já Patricia contou alguns percalços do início de sua carreira, como descobriu a paixão pela atividade acadêmica e também pela atuação em casos concretos. Além disso, ressaltou a pertinência de levar essa trilha para estudantes e para a jovem advocacia como política institucional, ao entregar ferramentas necessárias para permitir que os recém-inscritos prosperem na profissão. “Todo mundo sai da faculdade cheio de sonhos, e a OAB SP, como instituição, precisa dar condições para que os profissionais entrem no mercado de trabalho. A ideia é fazer com que todos possam se desenvolver, por isso elaboramos essa trilha, para ajudá-los a percorrer o caminho da advocacia”, pontuou. 

A presidente da OAB SP ainda deu sete dicas para o sucesso, como o aprendizado contínuo e o valor da ética.