Skip to main content
CAASPNotíciasSem categoria

Conheça os vencedores do 3º Circuito de Xadrez On-line OAB SP-CAASP

By 8 de dezembro de 2021No Comments

Encerrou-se no dia 5 de dezembro o 3º Circuito de Xadrez On-line OAB SP-CAASP. Na ocasião, foram realizados dois torneios simultâneos. Em um deles, o Departamento de Esportes e Lazer da Caixa de Assistência, área de responsabilidade do diretor Roberto Araújo, reuniu os 30 primeiros colocados nas três etapas anteriores do Circuito para se enfrentarem e, ao final, coroar o melhor enxadrista do ano. No outro, 65 advogados e advogadas disputaram um torneio aberto independente.

“Cumprimos com nossa missão de levar o esporte à advocacia, apesar dos percalços da pandemia. Foram muitos os colegas que toparam embarcar nesse Circuito on-line conosco, desafiando-se a cada nova etapa e aproveitando para confraternizar. Agradecemos a dedicação e a participação de todos”, declarou Roberto Araújo.

Na finalíssima do Circuito de Xadrez On-line da Advocacia houve um embate entre os gigantes Marcos Guilherme Monteiro Jorge e Horácio Prol Medeiros, ambos mestres nacionais pela Confederação Brasileira de Xadrez. Monteiro Jorge aproveitou de uma jogada precipitada de Medeiros para garantir a vitória e conquistar seu 16º título em torneios de xadrez da advocacia, somadas as modalidades presencial e online.

Exigente como todo campeão, Monteiro Jorge não aliviou para si mesmo ao fazer uma avaliação de seu ano competitivo: “Acho que tive uma boa trajetória neste ano, mas lembro de não ter jogado tão bem em alguns momentos, o que demonstra que preciso me concentrar mais e estudar mais o xadrez para novos torneios. Apesar disso, estou muito contente de ter participado deste circuito e ter conseguido vencer a final”, completou.

Horácio Prol Medeiros demonstrou entusiasmo com o troféu de prata da competição. “Tenho 62 anos e poderia ter disputado a categoria de veteranos, mas optei por abrir mão disso. Por isso, fiquei muito satisfeito com minha atuação – foi melhor do que eu esperava. Creio que a experiência acabou me ajudando no percurso”, disse o vice-campeão.

O terceiro lugar ficou com Bruno Leopoldino Dias Batista, que também será agraciado com um troféu.

Completam a classificação geral o quarto lugar de João Pedro Laurenti Silveira Ramos, a quinta posição de Luiz Viera de Aquino, a sexta colocação de Wilfredo Eduardo Martinez Galindo, o sétimo lugar de Marcelo Varestelo, a oitava posição de Anderson Real Soares, a nona colocação de Felipe Ribas de Morais e o décimo lugar de Milton Massato Okamoto. Estes competidores serão agraciados com medalhas.

Aberto – Paralelamente à realização da finalíssima, a CAASP realizou na mesma data um torneio aberto para outros 65 enxadristas, entre advogados e advogadas. Rodrigo Bordalo Rodrigues foi o campeão. Este foi o primeiro título do advogado, que vem em ascensão: ficou em quarto lugar em uma das etapas de 2020 e foi vice-campeão na terceira etapa de 2021 do xadrez on-line.

“Estou muito satisfeito, pois esta conquista decorreu de estudos e treinamentos que realizei nos últimos anos. O nível dos torneios é muito bom, o que torna essa conquista muito especial para mim”, declarou.

Rodrigues revelou ainda que foram os torneios da CAASP que o incentivaram a retomar o esporte. “Comecei a jogar com 11 anos e nessa época da infância e juventude participei de vários torneios. No período da faculdade cheguei a integrar a equipe de xadrez do Direito-USP, mas depois de formado deixei o xadrez de lado para me dedicar à atividade profissional e acadêmica. Há cinco anos voltei a praticar, e os torneios da CAASP são um ótimo ambiente para a prática do xadrez, mesmo em tempos de pandemia, já que os jogos são realizados virtualmente”, declarou.

Bruno César Teixeira de Carvalho e Mário Hiroshi Ishiara foram vice-campeão e terceiro colocado, respectivamente, do torneio aberto deste 3º Circuito de Xadrez On-line OAB SP-CAASP. Eles receberão troféus, assim como o melhor advogado “master” (acima de 60 anos) da vez, André Gilberto Guimarães, e a melhor advogada classificada da etapa, Luciana Maria dos Santos.

Já os enxadristas do quarto ao décimo lugar serão agraciados com medalhas. São eles: Chead Abdalla Junior (4º colocado), Ermélio Leiteiro Júnior (5º colocado) Rogério Mendonça de Carvalho (6º colocado), Torquato de Godoy (7º colocado), Yasser Ramadan (8º colocado), Richard Paulo Ananias (9º colocado) e Gabriel Lisboa Bernardo da Silva (10º colocado).