AdvocaciaCidadania

OAB SP integra Comitê da Prefeitura para monitorar crise sanitária na cidade

By 9 de abril de 2020dezembro 4th, 2023No Comments

Por indicação do presidente da instituição, Caio Augusto Silva dos Santos, a OAB SP participa da Mesa Técnica, criada pela Prefeitura de São Paulo, a fim de acompanhar a evolução da epidemia da Covid-19 na capital.

Instituída pela Portaria nº 157/2020, essa iniciativa é composta por representantes de diferentes frentes: Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (SINDSEP), Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Conselho Regional de Medicina (CRM), e, pela Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, aqui representada pelas advogadas Teresa de Souza Dias Gutierrez, presidente da Comissão de Direito Sanitário, e Ana Amélia Mascarenhas Camargos, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, titular e suplente, respectivamente. As reuniões desse grupo ocorrem semanalmente.

Com a positiva repercussão dessa ação conjunta, a OAB São Paulo encaminhou sugestão ao Governo do Estado para que implemente medida similar no âmbito estadual. “Sugerimos ao governador João Dória, que o comitê de crise, já existente no Estado, fosse aberto à participação da sociedade civil. Reiteramos assim a disposição de contribuição da Ordem”, ponderou Ana Amélia.

Para o dirigente da Advocacia paulista, a presença de representantes da Ordem nessas ações tem o objetivo de colaborar com as discussões em torno de assunto urgente e de interesse nacional. “Atravessamos um momento em que toda a união de esforços torna-se fundamental para o enfrentamento à pandemia”, acentua Caio Augusto. “Acreditamos que o diálogo sempre será o melhor caminho para se chegar às mais assertivas tomadas de decisão, pois nele se reflete os distintos pontos de vista, que vão culminar em medidas efetivamente benéficas para o maior número de pessoas”.

Como pontua o presidente da Ordem paulista, a entidade tem histórico e tradição de se fazer presente em momentos cruciais da trajetória nacional, sempre trazendo sua contribuição em prol da cidadania.